AS SETE FACES DO DR. LAO (7 Faces do Dr. Lao, EUA, 1964)
Posted by
RossiEdition® at sexta-feira, 30 de abril de 2010
Share this post:
|
0 Comments
Direção: George Pal.
Roteiro: Charles Beaumont, Baseado em livro de Charles G. Finney.
Produção: George Pal.
Edição: George Tomasini.
Música: Harline Leigh.
Elenco: Tony Randall (Dr. Lao / Merlin / Pan / Abominável Homem da Neve / Medusa / Serpente gigante / Apolônio de Tiana / Integrante do público), Barbara Eden (Angela Benedict), Arthur O'Connell (Clint Stark) e John Ericson (Ed Cunningham).
Distribuição: Inédito em DVD no Brasil.
Sinopse
Um gentil e idoso Chinês chamado Dr. Lao chega à Pequena Abalone, no Arizona. Com Seu circo, tem atrações Que UNICA (o Abominável Homem das Neves, Merlin, Medusa, Pan, Apolônio de Tiana e Outros Seres fantásticos), Ele ira Transformar a Vida dos habitantes da cidadezinha. Um filme mágico e Memorável, Recheado de Efeitos Especiais e belas metáforas.
"Acredite nd magia!"
Presença Garantida NAS sessões da tarde dos anos 80, "As Sete Faces do Dr. Lao" É UM Destes filmes Que Não Fazem Mais se. Ou Talvez Destes Que Fazem Somente se com o Passar dos anos. Tão Enigmatico Quanto elementar, o filme se desdobra, e Mesmo Sendo supostamente Destinado AO Público infantil, agrada a Crianças e EAo marmanjos.
A fábula QUANDO Começa o circo do "Dr. Lao", Chinês UM simpático de 7.322 anos, chega à Cidade de Abalone, no Arizona. O misterioso Dr. Lao Encontra Uma atormentada População e Ameaçada Pelo inescrupuloso rancheiro Clint Stark, Comprar deseja que "A Forca os" Todos Imóveis do local. O Circo Chinês Traz "atrações UNICA," nunca vistas antes "UM ENORME Que causam alvoroço nd empoeirada cidadezinha.


Mas o Que Acontece Nos dias seguintes Acaba Mudando o Destino de Todos. Nas Apresentações do circo, sem ninguem desconfie Que Sequer, o mágico se multiplica em Chinês Personagens pra lá de curiosos: o bruxo Merlin, o vidente Apolônio de Tiana, o deus da Diversão Pan, a mitológica Medusa (QUE É Tão Através do Espelho vista ), reflete Uma cobra falante Que Como Imperfeições das Pessoas EO Abominável Homem das Neves.
Que poucos percebem O Que É como Maravilhas do Dr. Lao São criadas uma Partir dos Sentimentos e dos Problemas dos moradores de Abalone. O circo e NA Verdade Uma Espécie de Espelho, Onde Pessoas como enxergam a verdade. O misterioso mágico E.U.A. OS SEUS Personagens Mudar Para as Pessoas das VIDAS. Por exemplo, Quando Ele se transforma não mitológico Pan, SUA flauta hipnotiza Ângela Benedict, em Seu Coração Frio despertando o amor e OS Desejos adormecidos. A Atração CADA, Uma Pessoa TEM Seu Destino modificado pelo "Dr. Lao ".
Com roteiro inspirado de Charles Beaumont nenhum livro de Charles Finney, "As Sete Faces do Dr. Lao" Foi o Último Trabalho do cineasta George Pal, conhecido Pela Direção do Clássico "A Máquina do Tempo" (1960). O elenco Conta com Tony Randall (num Papel Que Inicialmente térios Sido oferecido a Peter Sellers) Interpretando o misterioso "Dr. Lao "e como atrações SUAS, Barbara Edem (a imortal" Jeannie É UM Gênio ") no Mocinha da Papel e Arthur O'Connell (de" Viagem Fantástica ") como Clint Stark.


Embora considerado UM Clássico do cinema Fantástico Hoje, "As Sete Faces do" Dr. Lao Foi Uma grande decepção NAS bilheterias Na época de Seu Lançamento. O publico o entendeu Não visual Meio bizarro do filme, Onde como atrações do Dr. Lao semper aparecem ameaçadoras. Afinal era Não era filme infantil, hum?
Infelizmente como distribuidoras brasileiras Por interessaram Não se "As Sete Faces do Dr. Lao" EO filme Permanece inédito em DVD Por Aqui (portanto Não É Pecado SE VOCÊ conseguir Uma copia "Pela Internet"). Lá fóruns Warner lançou um disco Uma version UM digital Apenas Contendo, com reboque e UM mini-Documentário Sobre os Efeitos de maquiagem do filme chamado "William Tuttle: Rei dos duplicadores.
Assustador, engracado, filosófico, inteligente e cativante, "As Setes Faces do Dr. Lao" Diversão esbanja e filosofia. E Merece Uma conferida, Antes Que inventem Uma refilmagem Toda e estraguem uma magia do original.
Leia trecho de UM Onde uma senhora Cassan, das moradora de Abalone, vai AO Encontro de Apolônio de Tiana, Uma Personagens do Dr. Lao:
Diz o Anúncio do circo do Dr. Lao "... adivinho haverá um ... Pelo protegido véu do Mistério ... profecias invariavelmente exatas ...".
A Viúva Howard T. Cassan Chegou AO circo, entrada SUA pagou e sentou-se n. escutar Seu Futuro. Apolônio de Tiana avisou-a de Que ELA ficaria desapontada.
- Não hei de Ficar, se o senhor me dissertações A Verdade - Disse uma senhora Cassan. alqueire meu - Desejo saber O que, Antes de mais nada, É QUANDO vai jorrar Petróleo Naquele no México Novo.
- Nunca - respondeu Apolônio.
- Bem ... então, Quando Vou me casar Outra Vez?
- Nunca.
- Muito bem. Que Espécie de Homem vai Surgir Minha vida em?
- Não haverá Mais Homens em Sua Vida - Disse o vidente.
- Bem, então Do que me adianta viver, se Não Vou Ficar Rica, Não Vou me casar Outra Vez, Nem Vou Novos Homens Conhecer?
- Não sei - confessou o vidente - Só leio o Futuro. Não o Julgo.
- Bem, eu paguei. Leia Meu Futuro.
Leu então Apolônio de Tiana:
- Amanhã Along Como será E Depois de Amanhã Como anteontem. Vejo o resto dos dias SEUS Como Uma tediosa Coleção de horas. A senhora viajará Não Lugar a softwares antigos. Não tera Novos Pensamentos. Não experimentará nenhuma nova paixão. Sua idade aumentará, Mas não SUA Sabedoria. Crescerá Formalismo SEU, SUA Dignidade Mas não. A senhora Não Juventude NA TEM, daquela curiosa Simplicidade Que não ALGUNS Passado atraiu Homens, nada resta, Nem uma senhora como reconquistar podera. Pessoas como falarão OU LHE visitarão Por Solidariedade OU pena. Não PORQUE uma senhora tenha qualquer uma Coisa lhes oferecer. Já VIU Uma velha pressa de milho Que amarelece e definha, Mas se Recusa uma Morrer, Na Qual ALGUNS pousam passarinhos de QUANDO em vez, Sobre Quase sem notar o pousados Que Estão os? Isso É uma Senhora. Não Consigo imaginário qua Seja Seu Lugar nd Organização da Vida. Uma Coisa viva Deverià DESTRUÍR OU Criar, segundo Capacidade OU SUA capricho, Mas uma senhora Não Faz Uma Coisa Nem Outra. Vive com uma Coisas bonitas Sonhar Que gostaria acontecessem LHE Que, Mas Que Acontecem Nunca, e imagina vagamente por quê as jovens VIDAS Seu Redor ao, Quais as ocasionalmente censura Por Uma suposta impropriedade, Nunca Ouvidos LHE Dão e parecem Fugir A SUA aproximação. QUANDO Morrer uma senhora, Será sepultada e esquecida isso, Somente. Os Agentes funerários Num fecharão um ataúde à Prova de vermes, com o lacrarão Que, Para a Eternidade própria, uma argila inutilidade da SUA. A julgar Por todo o Bem e todo o mal Toda, Toda uma Criação e uma destruição Que Sua Vida Pudesse Haver provocado, a senhora Poderia Perfeitamente jamais ter existido. Não Vejo em vida Propósito tal. Só Vejo hum Nela Desperdício Chocante, vulgar.
- Eu entendi o senhor Dizer Que Não julgava VIDAS - Disse uma senhora rispidamente.
- Não Estou julgando. Estou divagando Apenas. Hoje, por exemplo, uma senhora ESTÁ sonhando em núm Petróleo Acar alqueire de terra Que Possui no México Novo. Não EXISTE Petróleo la. A senhora sonha alto com hum Homem moreno, e um belo Que Venha cortejá-la. Não Algum Homem vira, Nem moreno, alto Nem, Nem de qualquer Espécie. No entanto, uma senhora Continuará uma Sonhar, Apesar do LHE digo que. Continuará uma Sonhar Durante uma ronda de Pequena SUAS Horas, costurando, balançando, se, mexericando e sonhando. E o Mundo gira, gira, gira. Crianças nascem os, crescem, CASAM-se, adoecem e morrem, Mas uma senhora em FICA SUA Cadeira de Balanço, cose, mexerica e lev a Vida. E a senhora TEM Voz ativa Governo não, e NÚMERO UM Suficiente de Pessoas votando Mudar Poderia igual a face do Mundo. HA Algo terrível nessa Idéia. Mas SUA Opinião Pessoal Sobre qualquer Assunto não Mundo e absolutamente desprezível. Não, não atinar com Consigo A razão da Existência SUA.
- Não paguei LHE Alguma Coisa n atinar com. Apenas Diga Meu Futuro e pronto.
- Seu Futuro nunca estive dizendo! Por ouve que não? Deseja saber Quantas Vezes Ainda comera ovos cozidos alface UO? Quer Que eu enumere Às Vezes Em que gritará Bom Dia Para a Vizinha Sobre a Cerca? Vezes Devo Dizer-LHE Quantas Mais uma senhora comprará Meias, ira à Igreja, assistirá um filmes? Deverei Fazer Uma Lista Mostrando Quantos litros de água uma senhora não ferverá Futuro Para o chá, Quantas Combinações de cartas receberá nenhuma ponte, Quantas Vezes o Telefone tocará nos anos Que restam LHE? Deseja saber Quantas Vezes voltará uma censurar o jornaleiro Por Não deixar o Jornal não Que Lugar Menos uma irritação? Vezes Devo Dizer-LHE Quantas Mais uma senhora se aborrecerá Por OU deixar de chover Chover, segundo Caprichos SEUS? Quantas Devo calcular Moedas ha de Poupar regateando Mercado não? Deseja saber Tudo isso? Pois nisso, senhora Cassan, se retomar Seu Futuro: Fazer Coisas como mesmas inúteis Feito Tem que nsa Cinqüenta e Oito ultimos anos. A senhora se defronta com Seu Passado Uma Repetição fazer, Uma recapitulação dos Algarismos nd Máquina de calcular de SEUS dias. HA UM Apenas algarismo brilhante, talvez: Um Pouco de Seu houve em amor passado; Mas não haverá softwares antigos em Seu Futuro.
- Bem, devo dizer uma coisa: o senhor é o adivinho mais estranho que já vi em minha vida.
- É minha cruz só ser capaz de dizer a verdade.
- O senhor já amou?
- Naturalmente. Mas por que a senhora pergunta?
- Há um fascínio estranho em sua franqueza brutal. Eu imagino uma moça, ou melhor, uma mulher experiente, lançando-se a seus pés.
- Houve uma moça, mas ela nunca se lançou a meus pés. Eu me lancei aos dela.
- O que ela fez?
- Ela riu.
- Ela o magoou?
- Sim. Mas depois disso nada me magoou muito.
- Eu sabia! Sabia que um homem com sua terrível crueldade mental devia ter sido ferido por uma mulher, em alguma época. As mulheres são capazes de fazer isso a um homem, não é?
- Creio que sim.
- Pobre homem, pobre homem! O senhor não é muito mais velho do que eu, não é? Eu também fui magoada. Por que não poderíamos ser amigos, ou mais que amigos, quem sabe, e juntos remendar os farrapos de nossas vidas? Acho que eu seria capaz de compreendê-lo, consolá-lo e tomá-lo sob meus cuidados.
- Minha senhora, eu tenho quase dois mil anos de idade, e sempre fui solteiro. É tarde demais para começar.
- Ah, como o senhor é engraçado! Eu adoro brincadeiras! Nós nos daríamos esplendidamente, os dois, tenho certeza!

A senhora Cassan começou a dizer alguma coisa, mas não havia mais ninguém com quem falar. Ela sai da tenda. Lá fora encontra Luther e Kate.
- Querida – disse a senhora Cassan a Kate – esse adivinho é o homem mais magnético que já vi. Vou falar com ele de novo hoje à noite!
- O que foi que ele disse sobre o petróleo? – perguntou Luther.
- Ah, ele me encorajou muitíssimo!!!
"O mundo inteiro é um circo
se você souber olhar para ele.
Como o sol se põe quando você está cansado
e nasce quando você levanta.
Isso é mágica de verdade.
O modo como uma folha cresce.
O canto dos pássaros.
Como o deserto fica à noite, quando a luz da lua o envolve.
Oh, meu garoto...
isto é circo bastante para qualquer um.
Sempre que você vê um arco-íris
e seu coração se maravilha com isso.
Sempre que você pega um punhado de areia,
e não vê areia, mas sim um mistério,
uma maravilha em sua mão.
Toda vez que você pára e pensa:
Estou vivo, e estar vivo é fantástico!
Sempre que algo assim acontece,
você é parte do Circo do Dr. Lao."
(Dr. Lao, se justificando para um garotinho que pede para trabalhar no circo)
Veja o filme p/ Download aqui